Os episódios que deves rever antes da última temporada, segundo Bryan Cogman

A Entertainment Weekly avançou com uma matéria onde nos apresenta uma forma diferente de recordar a série, em preparação para a oitava e última temporada de Game of Thrones. Presente na série desde a primeira temporada, o produtor e também escritor de GOT, Bryan Cogman, fez uma lista de todos os seus episódios favoritos, que na ótica dele devem ser revistos antes do grande final.

Game of Thrones rewatch guides are all over the internet from critics and fans suggesting which episodes you should revisit before the final season. But this one is different. Because Bryan Cogman is a GoT co-executive producer and the writer of some of the show’s finest hours (including an episode in the upcoming season 8). He’s also the only GoT writer along with showrunners David Benioff and Dan Weiss who has been with HBO sensation since season 1, so he knows the world of Westeros and Essos better than just about anybody.

EW

Sendo assim, aqui ficam os episódios favoritos de Bryan:

1ª Temporada

WINTER IS COMING & THE KINGSROAD (Episódio 1 e 2)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Tim Van Patten.

Os dois primeiros episódios da série são episódios fundamentais para a introdução às personagens e a todo o universo. A EW descreve o primeiro episódio como importante para conhecer as personagens e o segundo importante para nos preocuparmos e ganharmos empatia com elas.

BAELOR (Episódio 9)

Escritor por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Alan Taylor.

O nono episódio da primeira temporada é o primeiro de muitos episódios nove, os famosos episódios que quase sempre narram os acontecimentos mais importantes da série. É o episódio em que morre Ned Stark e toda a trama ganha ainda mais ênfase.

FIRE AND BLOOD (Episódio 10)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Alan Taylor.

Imprescindíveis para a grande guerra contra os mortos, é neste episódio que nascem os três filhos de Daenerys, Drogon, Viserion e Rhaegal.


2ª Temporada

WHAT IS DEAD MAY NEVER DIE (Episódio 3)

Escrito por Bryan Cogman. Dirigido por Alik Sakharov.

Um capítulo recheado de intrigas no Pequeno Concelho que junto com Joffrey, governa Westeros. Também o episódio em que somos apresentados a Brienne.

THE OLD GODS AND THE NEW (Episódio 6)

Escrito por Vanessa Taylor. Dirigido David Nutter.

Neste episódio somos apresentados a Ygritte, a selvagem que rouba o coração de Jon Snow. É também o episódio que deu origem ao meme “WHERE ARE MY DRAGONS????” com Daenerys.

BLACKWATER (Episódio 9)

Escrito por George R.R. Martin. Dirigido Neil Marshall.

O episódio nove da segunda temporada traz-nos a primeira grande batalha de Game of Thrones. É também um episódio escrito por George R.R. Martin!


3ª Temporada

WALK OF PUNISHMENT (Episódio 3)

Escrito e dirigido por David Benioff e D.B. Weiss.

O episódio em que a mão de Jaime Lannister e decepada. O episódio termina ainda de uma forma muito especifica, ao som de uma versão bem rock de “The Bear and the Maiden Fair”.

AND NOW HIS WATCH IS ENDED (Episódio 4)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Alex Graves.

Dracarys é a palavra de ordem do episódio.

KISSED BY FIRE (Episódio 5)

Escrito por Bryan Cogman. Dirigido por Alex Graves.

Um dos episódios que Bryan mais gostou de escrever. Ele justifica esse fato porque, além de ser um episódio onde a versão final se assemelhou mais ao primeiro rascunho, também é um episódio ‘menor’ que focou mais nas personagens.

THE RAINS OF CASTAMERE (Episódio 9)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por David Nutter.

O Casamento Vermelho. Um outro episódio nove que voltou a mexer com toda a história de Game of Thrones. O empenho e brilhantismo de Michelle Fairley são de destacar naqueles que são os últimos momentos da atriz na série.


4ª Temporada

THE LAWS OF GODS AND MEN (Episódio 6)

Escrito por Bryan Cogman. Dirigido por Alik Sakharov.

Tyrion é julgado pela morte de Joffrey. Sem necessidade de provas, Peter Dinklage mostra uma vez mais porque é um dos melhores atores que vemos atualmente na nossa televisão.

THE MOUNTAIN AND THE VIPER (Episódio 8)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Alex Graves.

O julgamento por combate de Tyrion sobre uma reviravolta que chocou os fãs da série e Oberyn Martell morre esmagado pelo The Mountain (ou melhor apenas a cabeça é esmagada!).

THE CHILDREN (Episódio 10)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Alex Graves.

Bryan nomeia a sua sequência favorita, quando Arya conhece Brienne, Brienne luta com Sandor Clegane e Arya abandona Sandor à mercê da morte. Temos uma outra grande cena com Peter Dinklage quando Tyrion assassina Shae e o próprio pai, Tywin.


5ª Temporada

HARDHOME (Episódio 8)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Miguel Sapochnik.

Daenerys diz que vai quebrar a roda. O Night King ataca um vilarejo de selvagens enquanto Jon os tenta resgatar e temos umas das batalhas mais incríveis da série, que nos deixou a tremer até ao último segundo.


6ª Temporada

THE DOOR (Episódio 5)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido Jack Bender.

Hold the door. Hold the door…. Hodor.

BATTLE OF THE BASTARDS (Episódio 9)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Miguel Sapochnik.

Mais uma épica batalha. Com boas inspirações em ‘O Senhor dos Anéis’, a Batalha dos Bastardos é mais um marco em Game of Thrones. Os Stark voltam a recuperar Winterfell para si.

THE WINDS OF WINTER (Episódio10)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Miguel Sapochnik.

Cersei explode com o Septo de Baelor, é revelada a paternidade de Jon Snow que também se torna Rei no Norte neste episódio. Um episódio recheado de grandes momentos.


7ª Temporada

THE QUEEN’S JUSTICE (Episódio 3)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Mark Mylod.

Um episódio de fortes emoções. Jon e Dany encontram-se pela primeira vez. Olenna confessa a Jaime que foi a responsável pela morte de Joffrey. Cersei promete sangue e vinga-se de Ellaria pela morte de Myrcella.

THE SPOILS OF WAR (Episódio 4)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido por Matt Shakman.

Mais uma grande batalha, onde o fogo dominou. Daenerys quase é morta por Jaime, no entanto Drogon salva-a (e Jaime é salvo por Bronn!).

THE DRAGON AND THE WOLF (Episódio 7)

Escrito por David Benioff e D.B. Weiss. Dirigido Jeremy Podeswa.

No fosso dos Dragões, temos um encontro que reuniu grande parte dos personagens principais da trama que se juntam para lutar contra o verdadeiro inimigo. Sansa e Arya dão e executam a sentença de Petyr Baelish. Jon e Daenerys envolvem-se e o Rei da Noite ataca a Muralha.


Estes são os episódios que Bryan Cogman destacou como sendo os seus favoritos e que no entender dele merecem ser revistos antes do grande final. Se procuras uma forma diferente de recordar a série toda, esta é uma boa opção.


O grande final começa daqui a 15 dias. Dia 15 às 02h no SYFY e HBO Portugal.

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.