“Jenny of Oldstones” é o tema que marcou o episódio “A Knight of the Seven Kingdoms”

Excerto de ‘Os Reinos do Caos’, o décimo volume da edição PT de As Crónicas de Gelo e Fogo.

O mais recente episódio de Game of Thrones – A Guerra dos Tronos, encerrou ao som de um tema musical intitulado Jenny of Oldstones. O tema cantado pelos Florence + the Machine que toca nos créditos finais de “A Knight of the Seven Kingdoms”, é cantado minutos antes pelo personagem Podrick Payne, nos últimos minutos do episódio. No final da exibição do episódio, a HBO lançou o tema oficialmente nas redes sociais e plataformas de música, como o Spotify.

  • Lyric Video:

O tema foi escrito pelo compositor da série Ramin Djawadi e contou com a colaboração de Dan Weiss, David Benioff e George R.R. Martin.

“Quando ouvi a música pela primeira vez, soou-me como uma canção celta de adormecer. A música celta esteve sempre no meu sangue, então senti que poderia fazer alguma coisa com isso. A magia e o ritual de Game of Thrones, sem mencionar os figurinos, sempre chamaram-me à atenção. Então sinto-me honrada de fazer parte da temporada final”

Florence

  • Quem foi Jenny?

Se procurarmos informações nos livros de Martin, os contos de Dunk e Egg são uma boa fonte para chegarmos até Jenny de Pedrasvelhas. Aegon (Egg) V casou-se com Betha da Casa Blackwood e teve três filhos, Duncan, Jaehaerys e Daeron, bem como duas filhas Shaera e Rhaelle. Ao tentar acabar com a tradição de casamentos entre a própria família, o rei tentou casar os seus filhos com senhoras de outras casas, mas tal não aconteceu. Duncan, o filho mais velho estava prometido a uma filha de Lyonel Baratheon, mas a determinado momento conheceu uma rapariga nas Terras Fluviais que se deu a conhecer como Jenny de Pedrasvelhas. Jenny morava numas ruínas e dizia-se que descendia dos Primeiros Homens (na série, -> na sétima temporada os meistres na Cidadela mencionam Jenny e dizem que descendia dos Filhos da Floresta, uma pequena alteração). Duncan apaixonou-se e casou com Jenny, o que não agradou a Aegon V. Duncan renunciou ao Trono de Ferro por amor, quando o pai lhe fez um ultimato na esperança de que ele voltasse atrás e desfize-se o casamento. Tendo perdido a oportunidade de casar a sua filha com o Príncipe, Lyonel Baratheon rebelou-se. A rebelião terminou quando Duncan derrotou Lyonel, pessoalmente. No final o Rei prometeu a mão da sua filha mais nova ao herdeiro dos Baratheon. Terminados os conflitos, diz-se que Jenny entrou na corte e ganhou o afecto do povo por todos os Sete Reinos. Tanto Duncan como Aegon V morreram na Tragédia de Solarestival. Há quem sugira que Jenny possa ter envolvimentos na tragédia, tendo estado também ela presente em Solarestival, sendo que haviam boatos que Jenny poderia ter envolvimentos com feitiçaria. No inicio deste artigo temos o excerto do livro ‘Os Reinos do Caos’ onde Sor Barrystan Selmy menciona por alto a história de que envolve Jenny.

A canção “Jenny de Pedravelhas com as flores nos cabelos” que é citada nos livros, fora composta em homenagem à esposa do príncipe das libélulas e é a canção favorita de Sansa Stark.

 

  • Letra (inglês):

Jenny of Oldstones

High in the halls of the kings who are gone
Jenny would dance with her ghosts
The ones she had lost and the ones she had found
And the ones who had loved her the most

The ones who’d been gone for so very long
She couldn’t remember their names
They spun her around on the damp old stones
Spun away all her sorrow and pain

And she never wanted to leave, never wanted to leave
Never wanted to leave, never wanted to leave

They danced through the day
And into the night through the snow
That swept through the hall
From winter to summer then winter again
Til the walls did crumble and fall

And she never wanted to leave, never wanted to leave
Never wanted to leave, never wanted to leave
And she never wanted to leave, never wanted to leave
Never wanted to leave, never wanted to leave

High in the halls of the kings who are gone
Jenny would dance with her ghosts
The ones she had lost and the ones she had found
And the ones
Who had loved her the most

 

  • No Spotify:

 

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.