George R.R. Martin tece comparações sobre o final da série e o final dos livros

Em entrevista a um programa da CBS, George R.R. Martin teceu alguns comentários onde fez um balanço de previsões entre o final da série da HBO (Game of Thrones – A Guerra dos Tronos) e o final dos seus livros (As Crónicas de Gelo e Fogo).

O autor começa por abordar o facto de que esteve em vantagem face à série durante alguns anos, mas a determinado momento o jogo inverteu-se.

“Eu publiquei o quinto livro em 2011, quando a série estreou, então eu tinha com cinco (*) livros de vantagem. Eu estava completamente confiante de que teria toda a saga terminada e ‘Winds of Winter’ e ‘A Dream of Spring’ estariam lançados antes de eles (a série) lá chegarem. [Então] foi um golpe quando a série alcançou [os livros]. Eu não achei que isso iria acontecer.”

(*) dez em Portugal, uma vez que a editora dividiu todos os livros em dois volumes

O autor por várias vezes que já comentou que partilhou com os produtores da série (David e Dan) os planos principais para encerrar a sua obra, para que assim eles conseguissem continuar o trabalho deles com um final em vista. Porém sempre nos questionamos sobre o que podemos esperar face a isso.

“Estamos aqui a falar de vários dias de conferências das histórias na minha casa. Mas não há como entrar em todos os detalhes e em todos os personagens secundários A série tem sido extremamente fiel, em comparação com 97% de todas as adaptações de cinema e TV de propriedades literárias. Mas não é completamente fiel. E não pode ser. Caso contrário, teria que estender-se por mais cinco temporadas.”

Questionado sobre se estaria preocupado que a série apresenta-se em primeira mão o final da história, o autor desvaloriza e adianta que apesar de os pontos principais poderem ser semelhantes, há muitas outras coisas em que pode haver grandes diferenças.

“Eu não acho que o final de David e Dan seja assim tão diferente do meu final, devido às conversas que tivemos. […] Mas com certas personagens secundárias pode haver grandes diferenças.”

A terminar, partilhamos a perspectiva do autor quando confrontado sobre como o público irá receber os dois finais e o modo como liderá com eles:

“Haverá debates, tenho a certeza. Eu acho que muitas pessoas irão dizer ‘Oh, o final de David e Dan é melhor que aquele que o George nos deu. É uma coisa boa que eles mudaram.’ E haverá muitas pessoas que irão dizer: ‘Não. David e Dan perceberam tudo mal. O final de George é o melhor.’ E todos eles [fãs] vão lutar na internet. E haverá debates. E está tudo bem. Todos sabemos que o pior para qualquer obra de arte, seja um filme ou um livro, é ser ignorado.”


Fonte: CBS News

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.